O Projeto

O Centro de Referência da Juventude, é um programa idealizado pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, irá contemplar 4.000 jovens de 15 a 29 anos, através de quatro centros localizados no Estado do Rio de Janeiro em territórios como: Vila Paciência (Santa Cruz), Complexo do PPG, Jacarezinho e Manguinhos.

Os jovens serão capacitados por meio de cursos e atividades com foco no primeiro emprego e no empreendedorismo como ferramentas de combate ao desemprego juvenil e contribuição para o desenvolvimento econômico e social dos territórios em questão.

Além disso, um dos objetivos da iniciativa é o aumento na qualidade de vida dos envolvidos e suas comunidades. É esperado que os jovens, por meio das qualificações recebidas, possam ter acesso ao emprego formal, além da oportunidade de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.

O Estado do Rio de Janeiro acredita que o engajamento e a qualificação dos jovens sejam capazes de ampliar o campo de oportunidades profissionais.

Quem somos?


O Projeto Ellos Labor+Ação realizado pela Con-tato em parceria com a UNIRIO, consiste na implantação e operacionalização de 24 polos de capacitação e inclusão, além de atividades esportivas e recreativas no Estado do Rio de Janeiro.

O que fazemos?


Realizamos ações de qualificação profissional por meio da oferta ampla de cursos livres na modalidade Qualificação Social e Profissional, visando não apenas a capacitação e inserção dos beneficiários no mercado de trabalho, mas também a mobilização social e a ativação comunitária através de vivências esportivas.


Como fazemos?


Os cursos de qualificação e capacitação ofertados no Centro de Referência da Juventude serão nas seguintes áreas: Beleza, Tecnologia, Economia Criativa, Empreendedorismo e Atividades Esportivas. Cada curso terá carga horária total de até 80 horas, com encontros presenciais e duração aproximada de dois meses, o que possibilitará a realização de diversos ciclos ao longo do período de execução previsto para o projeto.